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Id:202 - (534)
Autor:Bispo Júnior, José Patrício.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação em fisioterapia no Brasil: reflexões sobre a expansão do ensino e os modelos de formação^ipt.
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;16(3):[655-668], jul.-set. 2009. .
Resumo:Discute a formação em fisioterapia no Brasil, problematizando aspectos da expansão do ensino, o campo de atuação e o perfil profissional. A abertura de novos cursos atingiu acelerada expansão a partir de 1997, porém de forma desregulada, com privatização do ensino e concentração geográfica dos cursos. A ampliação do número de cursos e a maior oferta de profissionais não resultaram em maior acesso da população à assistência em fisioterapia. O modelo da formação adotado tem sido o curativo-reabilitador privatista, inadequado à nova realidade epidemiológica e ao atual modelo de atenção à saúde. Observam-se, nos últimos anos, o surgimento de iniciativas de mudanças no ensino da fisioterapia e a construção de outro perfil profissional.(AU)^ipt.
Descritores:Fisioterapia (Especialidade)
Educação Superior
Educação em Saúde
Capacitação Profissional
Sistema Único de Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702009000300005&lng=pt&nrm=iso

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Id:40 - (50)
Autor:Santos, Izabel dos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Izabel dos Santos: educação para vida^ipt.
Fonte:Trab. educ. saúde;2(1):[239-265][355-361], mar. 2004. .
Resumo:Izabel dos Santos tem participado, ao longo de sua vida, de inúmeros projetos e programasde formação dos profissionais de saúde,dentre os quais podem-se destacar o Projeto Escola,o Projeto Larga Escala, e o Projeto de Profissionalizaçãodos Trabalhadores da Área deEnfermagem (Profae). Está na origem de todosesses projetos e programas a contribuição deIzabel dos Santos para a construção de uma vontadepolítica para a implantação de políticas públicasde formação do profissional de saúde, especialmenteo de nível médio. Nesta entrevista,Izabel dos Santos, além de resgatar dimensõesdos projetos mencionados, discute a articulaçãoentre teoria e prática, a riqueza do trabalho, aregulação estatal da educação profissional emsaúde e a educação a distância. (AU)^ipt.
Descritores:Capacitação Profissional
Pessoal de Saúde
Entrevistas como Assunto
Meio Eletrônico:http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/

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Id:7 - (17)
Autor:Costa, Nilce Maria da Silva Campos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Revisitando os estudos e eventos sobre a formação do nutricionista no Brasil^ipt / Revisiting the studies and events on the formation of nutritionists in Brazil
Fonte:Rev. nutr;12(1):5-19, jan.-abr.1999. .
Resumo:Relata a formação do nutricionista no Brasil, a partir de uma retrospectiva histórica dos eventos e estudos brasileiros e latino-americanos em que ocorreram debates/discussões sobre a formação desse profissional. Parte-se de um breve histórico sobre a formação do nutricionista inserida na formação de profissionais para o mercado de trabalho em saúde, uma etapa da formação do mercado capitalista de um modo geral. Em seguida é realizada uma revisão dos eventos e estudos que se dedicaram ao tema, através da qual pode-se perceber a presença de momentos característicos, assim como de eixos temáticos que os permeiam. O artigo termina com a reflexão sobre o significado dos estudos e eventos já realizados sobre a formação do nutricionista no contexto dos profissionais da área da saúde no momento atual. (AU)^ipt.
Descritores:Nutricionista
Credenciamento
Capacitação Profissional
Currículo
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731999000100001&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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